Ciência em ação no Campus Oeiras com o Festival Nacional Science on Stage 2025
O Campus Oeiras do Instituto Superior Técnico foi palco, nos dias 25 e 26 de outubro, do Festival Nacional Science on Stage 2025 (SoS2025), uma iniciativa que reuniu dezenas de professores do ensino básico e secundário de todo o país para apresentar e partilhar boas práticas no ensino das áreas STEM — Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Durante dois dias, o campus transformou-se num espaço de partilha científica e pedagógica, com workshops, exposições, demonstrações e apresentações dos projetos desenvolvidos por professores e alunos em escolas de norte a sul do país. Os participantes tiveram oportunidade de mostrar os seus trabalhos a um júri nacional, responsável pela seleção dos projetos que representarão Portugal no próximo Festival Europeu Science on Stage, que decorrerá em 2026, na Lituânia.
Clarice Ferreira, professora de Ciências Naturais do 7.º ano na Escola Secundária Quinta do Marquês, trouxe para o evento um exemplo prático de metodologia STEM aplicada à Geologia – “Geology Everywhere”. A docente explicou que a iniciativa “é uma forma de revolucionar o ensino das Ciências Naturais, fazendo com que os alunos criem os seus próprios projetos”.
Baseado em metodologias STEM e de Inquiry-Based Learning, o projeto envolve cinco etapas, que exploram a Geologia aplicada a diferentes contextos do quotidiano — desde a medicina e a construção civil às joias ou à tecnologia. “Uma das minhas alunas criou uma praia de areia cinética para medir a pegada de um dinossauro e calcular o tamanho e a velocidade do animal. Estas atividades permitem-lhes pensar criticamente, resolver problemas e descobrir a ciência de forma prática e divertida”, acrescentou.
Outro dos projetos em destaque no evento, tendo sido um doa selecionados para representar Portugal, foi “Prairies Aren’t Just On Land”, apresentado por Teresa Ribeiro, professora de Biologia e Geologia no 3.º ciclo e secundário da Escola Secundária Dom Manuel Martins, que levou ao festival um trabalho sobre a importância ecológica das pradarias marinhas e a sua importância para a mitigação das alterações climáticas.
“Queríamos mostrar que as pradarias não são só na terra — também existem no mar, e são essenciais para absorver dióxido de carbono e servir de berçário para muitas espécies”, explicou. Os alunos analisaram fatores ambientais como pH, salinidade e temperatura, e criaram bioplásticos e biocompósitos a partir de materiais naturais, como casca de ovo, borras de café e casca de banana.
“Participar neste festival é uma forma de partilhar experiências, sair da zona de conforto e aprender com outros professores. A ciência também se faz assim, em comunidade”, sublinhou.
O festival contou com dezenas de projetos de todo o país e proporcionou momentos de troca de experiências e colaboração entre professores de várias disciplinas e níveis de ensino. No final, foram anunciados os sete projetos que representarão Portugal na edição europeia de 2026, reforçando a qualidade e diversidade das práticas de ensino científico que se desenvolvem nas escolas portuguesas.
Os sete projetos selecionados:
- Between Sound and Shadow – Art, Light, Sound and Science in Preschool Education — de Cátia Sousa e Nuno Guimarães – Colégio Novo da Maia, Maia – Porto
- Home Weather Kit — de Sérgio Bastos – A. E. de Freixo, Ponte de Lima
- Prairies aren’t just in land — de Isadora Girio, Maria Teresa Ribeiro, Sandra Lima e Lívia Marques – E. S. Dom Manuel Martins, Setúbal
- Scientific Visit to the Garden — de Paulo Torcato – A. E. Professor Agostinho da Silva, Casal de Cambra
- Seeds of Memory, Seeds4Future — de Maria Celestina Henriques – A. E. Bartolomeu de Gusmão, Lisboa; Mónica Maia-Mendes – A. E. de Ermesinde; Ilda Moreira – A. E. de Valongo
- STEAM on the move — de Elisabete Marques – A. E. Dona Filipa de Lencastre, Lisboa
- Teach English with Science. Why? — de Sandra Vasconcelos – A. E. Pedro Eanes Lobato, Amora, Seixal
O Festival Nacional Science on Stage foi organizado pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, com o apoio do Engenharia para Todos, um projeto do Instituto Superior Técnico e INESC-ID, e do Município de Oeiras.
O Festival Europeu Science on Stage irá decorrer de 28 a 31 de maio de 2026, em Klaipėda, Lituânia.