Códigos, comandos e criatividade: Assim se criam jogos em Oeiras

Decorreu durante os passados meses, de fevereiro a maio, a 7.ª edição do projeto ‘Experimenta-te’. Este é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, que tem como objetivo estimular os jovens a experimentar diferentes atividades artísticas e científico-tecnológicas, relacionadas com as mais variadas áreas: Design e Desenvolvimento de Jogos, Desenho Animado (Animação 2D), Teatro, Criação e Costura, Música (Banda), Construção de Guitarras, Cozinha, Fotografia e Kickboxing.

A atividade “Design e Desenvolvimento de Jogos” decorreu no Instituto Superior Técnico – Polo de Oeiras, no âmbito da parceria com o programa “Engenharia para Todos”. Os participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, tiveram assim a oportunidade de, ao longo de 4 meses, aproveitar os sábados para se dedicarem à ciência e darem asas à criatividade.

Desenvolvida pelo Laboratório de Jogos, esta atividade permitiu aos jovens criar um conceito original para um jogo, que desenvolveram em grupo ao longo das sessões. O processo seguiu uma metodologia semelhante à utilizada nas disciplinas do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, passando por fases de ideação, prototipagem, desenvolvimento em Unity e testes finais. A atividade promoveu ainda sinergias com outras áreas do projeto ‘Experimenta-te’, como o Kickboxing e o Desenho Animado (Animação 2D), permitindo enriquecer os jogos com elementos de storytelling visual e valores de cidadania.

Segundo o monitor João Vitor, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, os jovens mostraram grande motivação e interesse ao longo das sessões, destacando que “é excelente para nós, como alunos, estarmos a ensinar e sermos capazes de simplificar as coisas para os mais novos”.

Para muitos participantes, como Diogo Batista, a frequentar o 7.º ano, esta foi uma oportunidade para desenvolver o gosto pela programação e pela criação de jogos. Diogo esteve envolvido na construção de personagens para um jogo multiplayer de batalha, referindo que aprendeu a usar ferramentas de desenvolvimento e a perceber melhor como funcionam os códigos. Rodrigo Pires, aluno do 8.º ano, destacou a diferença entre aprender online e com o apoio direto dos monitores. O seu grupo desenvolveu um jogo inspirado em “Street Fighter”, em colaboração com a atividade de Kickboxing, e utilizou a linguagem C# no desenvolvimento.

A edição de 2025 do ‘Experimenta-te’ culminou com uma apresentação pública das atividades, no dia 17 de maio, no Largo 5 de Outubro, em Oeiras. Num ambiente festivo e de partilha, o Técnico Oeiras esteve representado com dois stands, dedicados ao Design de Jogos, onde os jovens apresentaram os protótipos dos seus projetos finais ao público. Foi mais uma edição marcada pela criatividade, colaboração e inovação dos jovens participantes.

Categorias