Instituto Superior Técnico

Núcleo de Comunicação, Eventos e Parcerias do Taguspark

GIRLSTEAM´24 inspira jovens nas áreas das TIC

24 de abril, 2024

Na manhã do dia 24 de abril, para celebrar o Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o átrio do campus transformou-se num espaço de aprendizagem e inspiração para mais de 150 estudantes de escolas básicas e secundárias.

Esta iniciativa, promovida pela International Telecommunication Union (ITU), teve como objetivo principal aumentar a consciencialização sobre o empoderamento das raparigas e mulheres nas áreas das TIC, incentivando o seu interesse e participação nos estudos e a seguir carreiras.

Entre as atividades dinamizadas durante a manhã, os participantes puderam mergulhar em experiências hands-on e visitar laboratórios temáticos, explorando diversos aspectos das TIC. Para muitos, foi uma oportunidade de descobrir novas paixões e considerar futuras carreiras relacionadas com tecnologia.

Sónia Cardoso, professora da Escola Básica São Bruno em Caxias, expressou a sua surpresa e entusiasmo com a iniciativa, destacando a importância das mulheres nas tecnologias. ”Desconhecia por completo esta iniciativa, acho uma excelente oportunidade para as raparigas conhecerem mais sobre as tecnologias e sentirem-se capazes de explorar esse campo”, afirmou. Carolina, de 12 anos e aluna da mesma escola, partilhou a sua animação ao participar nas atividades do evento, “acho incrível as mulheres poderem entrar na ciência. As raparigas podem fazer o que os rapazes fazem. Quando for grande gostava de ser médica”.

André, de 16 anos, estudante da Escola Secundária Fernando Lopes Graça, elogiou a diversidade de atividades do evento e como estas podem ajudar na escolha de futuras carreiras. “Ajuda bastante no que queremos para o futuro, no que seguir na faculdade. Passámos por uma atividade que explicou como funciona a mente humana, e também numa zona electrónica, em que nos mostraram uns arduino e um piano personalizado. Visitámos ainda, os laboratórios sobre Bioengenharia”. Margarida, professora na mesma escola, expressou confiança de que os alunos continuariam a explorar estas áreas na faculdade.

Entre os participantes mais jovens, Avexon, de 10 anos, ficou surpreendido com as experiências, desde a criação de jogos até à observação de robots em ação. “Estamos a aprender muitas coisas com a tecnologia. Já fiz jogos, vi robots que caíam com o processamento que eles tinham na cabeça, e que conseguiam levantar-se sozinhos, sem que ninguém os agarrasse. Vi um laboratório, com jogos atuais e jogos da antiguidade, que lembra o quão é bom jogar”.

Dos 78 voluntários que dinamizaram as atividades e visitas aos vários laboratórios, Ana do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST) e Teresa, que trabalhacom células e biomateriais, no laboratório do Institute for Bioengineering and Biosciences (iBB) destacaram a importância deste evento como meio de integrar as mulheres nas áreas de STEAM e inspirar a próxima geração na tecnologia.

Da informática à robótica, João, membro do projeto Rob9-16, afirmou que “com os mais novos fizémos um circuito em papel e uma experiência de um barco com cargas. Com os estudantes do secundário dinamizámos uma atividade de soldadura, que consistia em soldar um pequeno circuito com dois leds”.

Desta forma, o GIRLSTEAM’24 provou ser uma iniciativa que reforça  a igualdade de género nas áreas da tecnologia e  demonstra aos jovens que existem ‘outros saberes’ no mundo das TIC.

FOTOGALERIA

Subscrever Feed de Notícias