“Smart City” – A Cidade do Futuro constrói-se nas Escolas de Oeiras

 Desde 2020, o Município de Oeiras tem vindo a transformar as suas salas de aula em verdadeiros laboratórios de inovação tecnológica. Um dos projetos em destaque nesta transformação educativa é o projeto “Smart City”, inserido no programa “Engenharia para Todos”.

 Desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico – Polo de Oeiras e pelo INESC-ID, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, o projeto tem como missão aproximar a ciência e a tecnologia das escolas e da comunidade, promovendo a literacia tecnológica de forma prática, acessível e inclusiva.

 O projeto “Smart City” ganha forma nos Clubes de Ciência das escolas de Oeiras, onde os estudantes têm contacto direto com tecnologias avançadas, como robótica, modelação e impressão 3D, programação em Arduino, eletrónica e soldadura. O objetivo é ambicioso: conceber e construir protótipos de cidades inteligentes, sustentáveis e tecnologicamente inovadoras.

 Marta Costa, aluna do 6.º ano da Escola Básica Conde de Oeiras, explica “Nós estamos a fazer uma smart city que é uma cidade mais ecológica e inteligente. Gosto de fazer parte do clube de ciência porque nós estamos sempre a fazer coisas novas e tentamos resolver problemas e sinto que estamos a ajudar o mundo.”

 A professora Ana Batista sublinha, “O projeto trouxe inovação. Os alunos aprenderam técnicas de eletrónica, robótica e modelação 3D. O apoio do Técnico capacita professores e alunos com metodologias diferentes.”

 Atualmente, três escolas do Concelho desenvolvem ativamente o projeto. Os alunos beneficiam do acompanhamento mensal de estudantes do Instituto Superior Técnico, através do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica (N3E) e do Clube de Robótica e Eletrónica (ROB 9-16), que oferecem orientação técnica e partilham experiências académicas e profissionais.

 Na Escola Secundária Luís Freitas Branco, em Paço de Arcos, os estudantes estão entusiasmados com os desafios propostos. Henrique Barata, aluno do 9.º ano, partilha: “Estivemos a montar candeeiros com LED para construir uma cidade inteligente. Sempre gostei das ciências e espero seguir essa área no futuro.”

 Para Luísa Rocha, Professora de Ciências Físico-Químicas, trata-se de “uma abordagem prática que motiva os alunos, diferente das aulas expositivas. O “Smart City” é um projeto aliciante e inovador.”

  Na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Lucas Leonardo, do 12.º ano, destaca o impacto da sua participação: “Estamos a desenvolver uma pequena cidade tecnológica que é completamente autossustentável. Aprendi a fazer modelação 3D, a programar arduino, algumas ligações elétricas e soldadura. Eu achei o apoio do Técnico bastante positivo e aprendemos muito.”

 O professor Olavo Diniz salienta o valor educativo da iniciativa, referindo que “permite aos alunos trabalhar física, eletrónica e design de forma integrada, fora do currículo tradicional.”

 Os alunos tiveram ainda a oportunidade de apresentar os seus projetos no “II Encontro dos Clubes de Ciência de Oeiras”, que teve lugar nos dias 21 e 22 de maio, no Técnico – Polo de Oeiras, numa sessão inicial que contou com a presença de Pedro Patacho, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras (Pelouro da Educação, Ciência e Inovação), Joana Mendonça, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para a Gestão do Polo de Oeiras, João Paulo Crespo, Diretor do ITQB NOVA e Ivone Fachada, membro da Direção da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 Só neste ano letivo, cerca de três mil crianças e jovens de Oeiras participaram em atividades do programa “Engenharia para Todos”, confirmando que a ciência pode – e deve – começar desde cedo.

 

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