
MOJO: A Montra que liga o Técnico à indústria dos videojogos
O átrio do Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico acolheu, no passado dia 16 de junho, a 18.ª edição da Montra de Jogos (MOJO 2025), um evento anual organizado pelo Laboratório de Jogos que dá a conhecer os projetos desenvolvidos ao longo do último período por estudantes da área de desenvolvimento de jogos.
Este ano, a MOJO apresentou 17 projetos criados por grupos de estudantes no âmbito da unidade curricular Metodologia de Desenvolvimento de Jogos (MDJ), integrada no Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. Para além da vertente de mostra pública, os jogos foram também avaliados pelos docentes da unidade curricular.
A edição de 2025 foi a mais participada dos últimos anos, contando com a presença de cerca de 70 estudantes, distribuídos por 17 grupos, além de 8 projetos de convidados externos. Estes projetos foram apresentados por membros do GameDev Técnico, estudantes do INESC-ID, bem como antigos alunos que aproveitaram a MOJO para divulgar projetos pessoais ou de investigação.
Segundo Vasco Rodrigues e Tiago Camarinhas, coordenadores da edição deste ano, a MOJO tem vindo a consolidar-se como uma ponte entre o meio académico e a indústria. A edição de 2025 contou com a presença de representantes da Miniclip e da Associação Portuguesa de Videojogos (APVP), que participaram no evento para experimentar os jogos e dar feedback direto aos estudantes.
“A MOJO junta a missão do Laboratório de Jogos de aproximar a academia da indústria, permitindo que os alunos mostrem os seus projetos a pessoas de fora, recebam feedback e conheçam melhor o setor”, destaca Vasco Rodrigues.
Maria Gomes, alumni do Técnico e atual membro do GameDev Técnico, partilhou a importância de iniciativas como esta para quem está a iniciar uma carreira na área, “como desenvolvedores independentes, é essencial testarmos os nossos jogos com o público. Não temos sempre acesso a grandes eventos internacionais, por isso, esta montra é uma excelente oportunidade para obter feedback e divulgar os nossos projetos.”
Além de jogos prontos a jogar, alguns projetos focaram-se no desenvolvimento de motores de jogo, como no caso do projeto CUBOS, revelando a diversidade temática da mostra.
Para o professor Rui Prada, responsável pela unidade curricular de MDJ, a MOJO é uma etapa fundamental na aprendizagem dos estudantes:
“É essencial que os alunos testem os seus jogos com o público, que validem as suas ideias e percebam o que realmente funciona. O empenho e a diversidade dos projetos apresentados mostram que este objetivo tem sido cumprido com sucesso, podem ter orgulho em tudo o que fizeram. ”
Ano após ano, a MOJO continua a afirmar-se como um espaço de experimentação, partilha e reconhecimento, refletindo o crescimento da comunidade de desenvolvimento de jogos no Técnico Polo de Oeiras e o seu compromisso com a inovação.