Hitachi premeia pela terceira vez estudantes do Técnico
João Rodrigues e Soraia Batista, estudantes de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, venceram o Prémio de Mérito atribuído pela Hitachi na unidade curricular de Análise e Integração de Dados, no ano letivo de 2024/2025.
A 3.ª edição do Prémio de Mérito Hitachi em Análise e Integração de Dados premiou o trabalho de João Rodrigues e Soraia Batista, estudantes do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática do Instituto Superior Técnico.
O evento de entrega realizou-se a 28 de fevereiro, no campus do Técnico situado em Oeiras, destacou a prestação dos estudantes no âmbito da unidade curricular de Análise e Integração de Dados e reforçou a relação entre o Técnico e a multinacional Hitachi Vantara.
O desafio proposto consistia na análise de dois conjuntos de dados sobre a rede de distribuição elétrica em Portugal, usando o software Pentaho, fornecido pela Hitachi. Cinco duplas de estudantes, de entre os 129 estudantes elegíveis, foram previamente selecionadas para apresentar os seus projetos: Fábio Ribeiro e Daniel Costa (Grupo 3), João Rodrigues e Soraia Batista (Grupo 5), Ana Almeida e Vasco Paisana (Grupo 12), Daniel Carvalho e Carlos Felgueiras (Grupo 28) e Daniela Correia e João Paulo (Grupo 49).
O júri, composto por Paulo Carreira, responsável pela unidade curricular, por Helena Galhardas, professora do Técnico e por Duarte Teixeira, em representação da empresa, teve a missão de escolher o melhor trabalho, que foi reconhecido com um prémio monetário no valor de 2500 euros.
O grupo vencedor reforçou a importância de iniciativas como esta para motivar os estudantes: “Estamos a frequentar esta unidade curricular como disciplina opcional porque achámos os conteúdos muito relevantes”, destacaram os dois estudantes, acrescentando que a oportunidade de apresentar o seu trabalho a potenciais empregadores foi extremamente valiosa.
Carla Patrocínio, da Direção de Transferência e Tecnologia do Técnico, recordou o processo de criação do prémio: “A professora Helena Galhardas, antiga Vice-presidente para o campus de Oeiras, tinha uma relação longa com a Hitachi e foi ela que nos propôs esta ideia, que pretende valorizar os estudantes e dar visibilidade à empresa”.
Duarte Teixeira, alumnus de Engenharia Informática e de Computadores e Diretor na Hitachi, parabenizou os estudantes presentes, sublinhando que momentos como este são uma celebração da excelência. No que se refere à relação entre a Hitachi Vantara e o Técnico, destacou a importância de se sentirem ligados à comunidade da Escola. “Embora a Hitachi esteja do outro lado da rua, ainda nos sentimos longe, e é através destas oportunidades que nos aproximamos dos estudantes”, destacou.
Para além de valorizar o mérito académico dos estudantes do Técnico, o evento também destacou o trabalho desenvolvido pelo departamento e pelos professores envolvidos. A Hitachi Vantara fez um donativo de 1670 euros para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes do Técnico, recebido pela Presidente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), Ana Teresa Freitas. A docente expressou o seu agradecimento à Hitachi, aos estudantes e ao corpo docente da Unidade Curricular. Sobre a componente monetária recebida, reforçou que será utilizada para beneficiar o ensino, nomeadamente na promoção de eventos que incentivem a captação de mais mulheres para a Engenharia Informática. Por fim, deixou um desafio aos estudantes: “Este prémio é um giveback, uma vez que é promovido por um alumnus. Um dia, serão vocês nesta posição e poderão trazer iniciativas semelhantes para a Escola”.