Jovens cientistas do Restelo descobrem o poder dos circuitos elétricos com o ROB9-16
O Agrupamento de Escolas do Restelo recebeu recentemente a visita do clube de robótica ROB9-16, que proporcionou uma experiência prática e educativa para duas turmas do 5.º ano. Durante a atividade, os jovens cientistas tiveram a oportunidade de montar um circuito elétrico de uma lanterna utilizando uma pilha e um LED, despertando assim o interesse pelo mundo da eletricidade e da eletrónica.
Esta iniciativa foi muito bem recebida pelos estudantes e professores, que destacaram a importância destas atividades STEM para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos estudantes. O Diretor do Agrupamento de Escolas do Restelo, David Casimiro, salientou esta parceria entre escolas e universidades:
“Estas iniciativas são extraordinárias, porque quando damos as mãos entre as universidades e as escolas, cria-se uma oportunidade de aprendizagem única. Há aqui a criação de motivação extra e há ensinamentos transmitidos. De facto, eu fico muito feliz quando isso acontece, porque cada vez mais é necessária essa articulação. Aqui no nosso Agrupamento já temos ligações com o Instituto Superior Técnico no âmbito da robótica e estamos sempre abertos a estas iniciativas em que os estudantes universitários possam vir aos Agrupamentos, às salas de aula, e criarem dinâmicas necessárias para este momento.”
A atividade será promovida para 11 turmas de 2º ciclo. Neste dia envolveu duas turmas do 5.º ano e foi marcada pelo empenho e dedicação dos mais novos. O sucesso desta iniciativa reforça a relevância de criar pontes entre o ensino básico e as instituições de ensino superior, promovendo o interesse pelas ciências e pela tecnologia desde cedo.