PhD Fast Track com candidaturas abertas

Programa permite que estudantes de licenciatura com aproveitamento de topo possam fazer o mestrado e doutoramento em cinco anos.

Estão abertas, até setembro de 2025, as candidaturas ao PhD Fast Track. A iniciativa permite que estudantes de topo adaptem a frequência de mestrado e doutoramento para um período integral de 5 anos (10 semestres), reduzindo em um ano a duração total da combinação dos dois ciclos de estudo.

Podem concorrer ao PhD Fast Track do Técnico estudantes de topo, de qualquer instituição, nacional ou internacional, que terminem o 3.º ano da Licenciatura durante o corrente ano lectivo, ou que estejam inscritos no 1.º ano de um mestrado do Técnico. São considerados estudantes de topo os que obtiveram a classificação A-Level (na escala ECTS corresponde às notas obtidas pelos melhores 10% do curso)  ou 17/20 no curso de Licenciatura.

A candidatura ao PhD Fast Track inclui a apresentação de um breve currículo, a cópia do comprovativo de notas do 1.º Ciclo com a nota final, duas cartas de recomendação, preferencialmente de antigos professores desse ciclo de estudos. É ainda fortemente incentivada a apresentação de uma carta de recomendação do professor/investigador do Técnico que apoie a candidatura como futuro orientador científico de trabalhos de mestrado e doutoramento. Para estudantes já inscritos em mestrados da Escola, é ainda necessário terem, no momento da candidatura, um (ou mais) orientador científico e terem ainda a possibilidade de fazer Unidades Curriculares (UCs) do programa de doutoramento em UCs do Mestrado (2.º ano).

Uma vez inscritos no PhD Fast Track, estudantes podem frequentar um programa de mestrado do Técnico e, simultaneamente, um programa de doutoramento, podendo cursar disciplinas selecionadas do programa curricular de doutoramento durante o mestrado e desenvolver uma tese de mestrado orientada para o tema de investigação de doutoramento. Esses estudantes ficam imediatamente inscritos no programa de doutoramento após a conclusão do programa de mestrado.

Escola Doutoral do Técnico foi apresentada durante a mais recente edição dos PhD Open Days. A nova Escola Doutoral do Técnico vai reformular a formação dos doutorados do Técnico, aumentando os estágios em empresas e a formação em competências transversais em temas como a inteligência artificial, o empreendedorismo e a comunicação de ciência.

Categorias