Workshop de soldadura do ROB9-16 motiva estudantes do Curso Profissional de Informática da Parede
O clube de robótica e eletrónica ROB9-16 do Técnico Polo de Oeiras esteve no Agrupamento de Escolas da Parede para dinamizar um workshop sobre soldadura para os estudantes do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas. A iniciativa envolveu estudantes dos três anos do secundário, proporcionando-lhes uma experiência prática com circuitos elétricos e componentes eletrónicos. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e aplicar técnicas de soldadura, montar circuitos com os seus componentes: resistências, diodos, semicondutores, transistores, LEDs e condensadores.
Os estudantes do 10º ano tiveram uma impressão positiva sobre a experiência. Daiane Varela, de 17 anos, afirmou que “a atividade foi interessante, aprendi coisas que não sabia. Vou testar o que aprendi hoje com o meu primo que está em mecânica”. Rafael Morgado Nunes, de 18 anos, destacou que “foi um projeto que superou as minhas expectativas. Posso não seguir essa área, mas foi uma boa aprendizagem, pois nunca se sabe sobre o futuro”.
Para Alexandre Miguel, jovem do 11º ano, a experiência foi inovadora: “Aprendemos como fazer uma bateria. Agradeço ao Técnico por essa experiência”. O colega Gonçalo Teixeira destacou o resultado, “aprendemos a montar um circuito, ao usar a soldadura e colocámos algumas luzes [LEDs] a piscar”. Afonso Fernandes, também do 11º ano, ressaltou a importância destas iniciativas práticas: “É sempre melhor do que estar só na sala de aula a ouvir. Esta aula ajudou-nos a saber o que queremos, como a robótica e a área da eletricidade e eletrónica”.
Para os finalistas do 12º ano, Dinis Rodrigues, afirma ser “uma atividade interessante e mais livre, já que no nosso curso já não temos aulas sobre a parte do hardware. Acho que todos nós achamos interessante a área de eletrónica”.
A diretora do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas, a Professora Margarida Rodrigues, reforçou a importância destas ações: “Esta iniciativa é interessante, já que os estudantes não têm essa facilidade de ter estes materiais no curso, que é mais teórico e voltado para a componente de software. Por isso, achamos bem que haja essa partilha de conhecimentos dos estudantes da faculdade para os da escola” .
O workshop de soldadura promovido pelo ROB9-16 trouxe aos estudantes de secundário da Parede uma vivência prática e enriquecedora do mundo da eletrónica, complementando a sua formação técnica e abrindo horizontes para futuras escolhas profissionais.