Técnico assinala o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas com visitas a escolas, palestras e um jogo de tabuleiro
Efeméride celebra os 100 anos do desenvolvimento inicial da mecânica quântica.
Foi decretado pelas Nações Unidas e o Instituto Superior Técnico junta-se às festividades – 2025 é o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, celebrando-se o centenário dos primeiros desenvolvimentos da mecânica quântica. Para assinalar a efeméride, a Escola, na figura de vários dos seus centros de investigação, irá dinamizar palestras e visitas a escolas do ensino básico e secundário ao longo do ano. Será também apresentado um jogo de tabuleiro apelidado Deus Joga Dados!.
Inspirado no conteúdo de uma carta de Albert Einstein, em que este defendia uma ideia determinista do Universo, afirmando que “Deus não joga dados”, o título do jogo faz referência à natureza probabilística dos fenómenos quânticos, que se reflete também nas suas regras – através de lançamentos sucessivos de dados, os jogadores averiguam se um conjunto de fotões, as partículas que compõem a luz, é capaz de avançar ao longo de vários polarizadores (dispositivos que só se deixam atravessar por fotões em certas condições).
As iniciativas contam com a participação de docentes do Técnico e investigadores inseridos no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), no Instituto de Telecomunicações (IT) e no Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA).
“Se houver revoluções tecnológicas neste século, vão ser quânticas”, afirma Horácio Fernandes, professor do Técnico e dinamizador de algumas das iniciativas em torno da celebração do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, entre os quais a criação do jogo de tabuleiro. A importância dada ao papel atual e futuro deste ramo da ciência justificou o facto de, em países como a Alemanha, estar a ser planeado um primeiro contacto experimental com a física quântica em níveis tão precoces como o ensino primário, aponta o investigador do IPFN.
Algumas experiências desse tipo foram já apresentadas a turmas do ensino secundário português através da iniciativa Engenharia para Todos, um projeto com o envolvimento do Técnico que, entre outras atividades, distribuiu discos polarizadores para que os estudantes possam explorar as propriedades da luz. No seio destas atividades, o jogo de tabuleiro Deus Joga Dados! foi apresentado, tendo também sido demonstrado na feira de ciência que ocupou o Salão Nobre do Técnico, durante o seu Dia Aberto de 2025.
A somar-se a estas iniciativas, um grupo de estudantes de doutoramento do Técnico irá apresentar, no dia 14 de abril, os trabalhos de investigação que desenvolve em torno da quântica, numa conferência a decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.